Digite aqui o nome do Medicamento

Ácido Nalidíxico (Naluril, Wintomylon)

Nomes comerciais: Naluril (Cazi), Wintomylon (Sanofi-Aventis)

Ações terapêuticas: Antibacteriano.

Propriedades:
Relacionado quimicamente com a cinoxazina. Ao que parece, atua por inibição da síntese bacteriana do DNA, e é provável que interfira na sua polimerização. Absorve-se de forma rápida e quase completamente no trato gastrintestinal. A absorção pode ser retardada se for ingerido com antiácidos. A droga original e o metabólito ativo são distribuídos na maioria dos tecidos, principalmente nos rins e na urina; as concentrações séricas são baixas. Une-se às proteínas, metaboliza-se no fígado e seu metabólito ativo, o ácido hidroxinalidíxico, representa 80 a 85% da atividade antibacteriana na urina. Elimina-se por via renal (mais de 80%), de 4 a 5% por via fecal e no leite materno. 

Indicações:
Infecções do trato urinário produzidas por microrganismos Gram-negativos, incluindo Proteus, espécies de Klebsiella, Enterobacter e Escherichia coli. 

Posologia:
Dose para adultos: inicial, 1 g a cada 6 horas, durante 1 ou 2 semanas. Dose de manutenção: 500 mg cada 6 horas. Dose máxima: 4 g diários. Crianças de 3 meses em diante: 13,75 mg/kg a cada 6 horas, durante 1 ou 2 semanas. Dose de manutenção: 8,25 mg/kg a cada 6 horas. 

Reações adversas:
São de incidência mais frequente: visão turva ou diminuída, visão dupla, colúria, alucinações, diarreia, cefaleias, tonturas, sonolência, erupção cutânea, prurido, dor de garganta, febre, urina escura, fezes pálidas. Possíveis reações de fotossensibilidade. 

Precauções:
Ao excretar-se no leite materno, pode produzir efeitos adversos no lactente. Não é recomendável o uso em lactentes menores de 3 meses. 

Interações:
Os anticoagulantes derivados da cumarina podem potencializar seu efeito anticoagulante; recomenda-se precaução ao usar simultaneamente com medicamentos fotossensibilizadores por seus possíveis efeitos aditivos. 

Contraindicações:
A relação risco-benefício deverá ser avaliada em pacientes com lesão do SNC, arteriosclerose cerebral grave, antecedentes de distúrbios convulsivos e disfunção hepática ou renal grave. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...