Ações terapêuticas:
Agente antilipemiante, Miscelânea; Vitamina, Solúvel em água.
Uso:
Tratamento adjuvante de dislipidemias (tipos IIa e IIb ou hipercolesterolemia primária) para reduzir o risco de infarto do miocárdio recorrente e/ou a progressão lenta da coronariopatia, incluindo a terapia combinada com outros agentes antidislipidêmicos quando a redução adicional de triglicerídeos ou o aumento do HDL forem desejados; tratamento da hipertrigliceridemia em pacientes com risco de pancreatite; tratamento de doenças vasculares periféricas e distúrbios circulatórios; tratamento da pelagra; suplemento dietético.
Mecanismo de ação:
Componente de 2 coenzimas necessárias para a respiração tissular, metabolismo de lipídeos e glicogenólise; inibe a síntese de lipoproteínas de densidade muito baixa.
Reações adversas:
Cardiovasculares: arritmias, edema, fibrilação atrial, hipotensão arterial, hipotensão ortostática, palpitação, rubor, síncope (rara), taquicardia.
Dermatológicas: acantose nigricans, hiperpigmentação, prurido, rash cutâneo, rash cutâneo maculopapular, ressecamento da pele, urticária.
Endócrinas e metabólicas: aumento da uricemia, gota, redução da tolerância à glicose, redução dos níveis de fósforo.
Gastrintestinais: dispepsia, dor abdominal, eructação, flatulência, náusea, úlcera péptica, vômito.
Hematológicas: aumento do tempo de protrombina, redução da contagem de plaquetas.
Hepáticas: aumento de enzimas hepáticas, icterícia, necrose hepática (rara).
Neuromusculares e esqueléticas: câimbras em membros inferiores, dor, fraqueza, mialgia, miastenia, miopatia (com o uso concomitante de inibidor da HMG-CoA redutase), rabdomiólise (com o uso concomitante de inibidor da HMG-CoA redutase; rara).
Oculares: ambliopia tóxica, edema macular cistóide.
Respiratórias: dispnéia.
SNC: calafrios, cefaléia, enxaqueca, insônia, tontura.
Miscelânea: diaforese, reações de hipersensibilidade (raras).
Nota: as formulações de niacina (liberação regular versus liberação prolongada) não são intercambiáveis.