Digite aqui o nome do Medicamento

ÁCIDO CLODRÔNICO

Ações terapêuticas: Protetor ósseo.

Propriedades: 
Pertence à família dos bifosfonatos, substâncias que têm afinidade com o tecido ósseo, em particular com os cristais de fosfato de cálcio. Complexa-se com a hidroxiapatita, originando uma nova estrutura cristalina, que inibe a dissolução dos cristais. Em pacientes com metástases ósseas, o tratamento com ácido clodrônico não só diminui mas também leva à interrupção da degeneração óssea, resultando em menor risco de incidência de novas metástases. As concentrações do ácido clodrônico que inibem a osteólise não interferem na mineralização do tecido ósseo.

Indicações: 
Metástase óssea de tumores sólidos ou neoplasias hematológicas. Hipercalcemia induzida por tumores malignos com ou sem metástases ósseas.

Posologia:
Via oral: 1,6 a 3,2 g/dia. Via parenteral: 300 mg/dia, em infusão superior nunca inferior a duas horas.

Superdosagem.
Até o presente não há relatos; entretanto náuseas e vômitos, caso apareçam, devem receber tratamento sintomático. A hipocalcemia deve ser corrigida com alimentos ricos em cálcio ou com cálcio parenteral.

Reações adversas:
Náuseas e diarreia. Reações de hipersensibilidade cutânea. Hipocalcemia. Proteinúria passageira (após a administração). Deterioração aguda da função renal. Alterações de parâmetros bioquímicos (reversíveis): redução da fosfatemia, elevação da fosfatase alcalina, da HDL (lipoproteína de alta densidade) e do hormônio paratireoidiano.

Precauções:
Devem ser realizados controles periódicos do funcionamento hepático, renal e do nível sérico de fosfato. Monitorar a calcemia, em intervalos menores que quatro semanas. Caso seja detectada hipocalcemia ou comprometimento da função renal, o tratamento deve ser suspenso.

Interações:
Alimentos com elevado teor de cálcio, ferro e magnésio e antiácidos diminuem a absorção do fármaco.

Contraindicações:
Hipersensibilidade ao fármaco. Insuficiência renal. Inflamações agudas do trato gastrintestinal. Gravidez. Lactação. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...