Digite aqui o nome do Medicamento

AMINOÁCIDOS


Ações terapêuticas.
Nutrientes.
Propriedades.
São aminoácidos, de origem natural, empregados em nutrição oral, e obtidos por hidrólise proteica diferente dos de origem sintética, empregados somente por via parenteral (IV). Existem 8 aminoácidos "essenciais" ou indispensáveis: treonina, valina, leucina, isoleucina, lisina, metionina, triptofano e fenilalanina; 2 "semiessenciais", arginina e histidina, e 8 "não-essenciais": glicina, cisteína, prolina, tirosina, alanina, ácido aspártico, ácido glutâmico e serina. São unidades estruturais proteicas empregadas em estados de desnutrição proteica (hipoproteinemia). Por serem absorvidos com rapidez no intestino delgado, por transporte ativo, os aminoácidos circulam livremente no sangue (livres de ligadura proteica) e se fixam nos tecidos, especialmente no fígado, rim e músculo. Sofrem um processo de transaminação e desaminação oxidativo e sua eliminação renal é muito escassa, já que são rapidamente utilizados pelo organismo em seu metabolismo.
Indicações.
Deficiência proteica. Hipoproteinemia. Desnutrição.
Posologia.
Por via oral os hidrolisados proteicos são empregados em doses de 10 a 60 g diários e por infusão venosa a soluções de aminoácidos cristalinos a 5%, 3 vezes ao dia.
Reações adversas.
Apresentam-se somente por sua aplicação parenteral em forma de distúrbios digestivos (náuseas, vômitos) ou reações febris.
Precauções.
Não apresenta.
Interações.
Não apresenta.
Contraindicações.
Insuficiência hepática ou renal grave. Anúria. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...