Digite aqui o nome do Medicamento

PODOFILOX


Ações terapêuticas.

Antiverrucoso.
Propriedades.
É um fármaco antimicótico utilizado no tratamento de verrugas vaginais em função de produção de necrose da parte visível do tecido verrucoso por mecanismo desconhecido. Após a aplicação, a verrugas mudam da cor de carne normal para um aspecto seco e crostoso e, em seguida, desaparecem. É importante diferenciar as verrugas do carcinoma epidermoide, o qual não deve ser tratado com este fármaco. O podofilox não deve ser utilizado para o tratamento de verrugas perianais e em membranas mucosas da área genital (incluindo uretra, reto e vagina). Após a aplicação tópica de concentrações reduzida de podofilox (250 ng), não se detectaram níveis plasmáticos apreciáveis. Não obstante, as aplicações duas a três vezes maiores já foram capazes de suscitar níveis plasmáticos 1 a 2 horas depois.
Indicações.
Verrugas externas genitais (condiloma acuminado).
Posologia.
Dose tópica: aplicar uma quantidade de solução equivalente a 1,25 mg de podofilox duas vezes ao dia, cada 12 horas, durante 3 dias. Suspender o tratamento por 4 dias consecutivos e, se necessário, repetir o mesmo ciclo até o máximo de 4 vezes. O tratamento deverá limitar-se a 10 cm 2 de tecido e a não mais de 2,5 mg de podofilox por dia.
Reações adversas.
Os efeitos adversos observados compreendem sensação de queimadura ou dor após cada aplicação, vermelhidão local, sensibilidade, erosão, prurido e pequenas feridas. Esses efeitos desaparecem dentro de 1 semana após suspensão do medicamento. Menos de 5% dos pacientes sentem dor durante a relação sexual, insônia, formigamento, sangramento, sensibilidade, escoriações, mau cheiro, tonturas, cicatrizes, formação de vesículas, crosta edematosa, secura/descamação, prepúcio não-móvel, hematúria, vômitos e ulceração.
Precauções.
O único uso deve ser sobre a pele; em caso de contato com os olhos, os pacientes devem imediatamente lavar a região com água em abundância e procurar um médico. Não se deve exceder a dose, a duração ou a frequência de aplicação recomendadas. No caso de resposta parcial após 4 semanas, deverá lançar-se mão de um tratamento alternativo. Até o presente, os trabalhos realizados em ratos sobre o possível efeito carcinogênico do podofilox mostraram ocorrência de alterações semelhantes às do carcinoma in situ após sua aplicação tópica na região do colo uterino. Por outro lado, encontrou-se carcinoma epidermóide de vagina e colo em 1 entre 18 camundongos após 120 aplicações deste fármaco. O podofilox não se revelou mutagênico na prova de AMES, porém observaram-se desorganização e ruptura de cromossomas no núcleo de células de tecidos de camundongos tratados com podofilox. Aplicações tópicas diárias em ratos durante a gametogênese, cruzamento, gestação, parto e amamentação demonstraram que o podofilox não interfere na fertilidade.Estudos realizados em coelhos indicaram que o fármaco não possui efeitos teratogênicos. Posto que não se realizaram estudos em mulheres grávidas, recomenda-se evitar seu uso exceto nos casos em que o benefício justifique o risco potencial para o feto. Do mesmo modo, deve-se evitar a utilização de podofilox durante a amamentação. Não se estabeleceram a segurança e eficácia em crianças. Aconselha-se evitar relações sexuais durante os 3 dias em que o podofilox é aplicado.
Interações.
Não se conhecem.
Contraindicações.
Hipersensibilidade ou intolerância ao podofilox. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...