Digite aqui o nome do Medicamento

PENTOXIFILINA


Ações terapêuticas.

Hemorreológico. Vasodilatador periférico.
Propriedades.
Derivada da dimetilxantina, reduz a viscosidade do sangue, melhora a flexibilidade dos eritrócitos, o fluxo da microcirculação e as concentrações de oxigênio nos tecidos. Acredita-se que a flexibilidade eritrocitária é devida à inibição da fosfodiesterase e ao aumento resultante do AMP cíclico nos glóbulos vermelhos. A redução da viscosidade do sangue pode ser o resultado da diminuição das concentrações plasmáticas de fibrinógeno, e da inibição da agregação plaquetária e dos glóbulos vermelhos. Absorve-se quase que completamente, os alimentos retardam a absorção, mas não a diminuem. Une-se à membrana eritrocitária e a meia-vida do fármaco inalterado é de a 1 hora; a de seus metabólitos é de 1 a 2 horas. Elimina-se (como metabólitos) por via renal.
Indicações.
Doença vascular periférica. Como coadjuvante da cirurgia para o tratamento da claudicação intermitente relacionada com doença arterial oclusiva crônica dos membros.
Posologia.
Adultos: 400 mg, 3 vezes ao dia, às refeições. Deve-se reduzir a dose a 400 mg, duas vezes ao dia, caso apareçam efeitos colaterais no SNC ou gastrintestinais.
Reações adversas.
Dor toráxica, arritmias cardíacas. Sinais de superdosagem: sonolência, sufocos, desmaios, excitação não habitual, crises convulsivas. De incidência menos frequente e dependente da dose: tonturas, cefaleias, náuseas ou vômitos, incômodos gástricos.
Precauções.
Os comprimidos devem ser ingeridos durante as refeições para reduzir a irritação gástrica. Em idosos, pode aumentar o potencial de toxicidade por incremento da biodisponibilidade e diminuição da excreção.
Interações.
O uso simultâneo da medicação anti-hipertensiva pode potencializar o efeito anti-hipertensivo da pentoxifilina. O hábito de fumar pode interferir no efeito terapêutico, dado que a nicotina provoca vasoconstrição, o que pode piorar a situação clínica.
Contraindicações.
A relação risco-benefício deverá ser avaliada em pacientes com disfunção renal, pois a secreção é reduzida. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...