Digite aqui o nome do Medicamento

ÁCIDO MEFENÂMICO (Ponstan)

Referência: Ponstan (Pfizer)
Similares: Mefenan (Royton); Pontin (Hexal); Pontrex; Ponsdril

Ações terapêuticas: Anti-inflamatório, analgésico, antipirético. 

Propriedades:
É um anti-inflamatório não-esteroidal derivado do ácido antranílico (flufenâmico, tolfenâmico, miflúmico). O mecanismo de ação é desconhecido, ainda que estudos em animais indiquem que é capaz de inibir a síntese de prostaglandinas e de competir com elas pela união a seus receptores. Sua absorção é ampla (> 90%) no trato gastrintestinal; sua ligação às proteínas é elevada (> 95%). Sua meia-vida: 3-4 horas. Não sofre metabolismo pré-sistêmico e é eliminado pelo rim. 


Indicações:
Indicado para o alívio da dor moderada, se o tratamento não exceder uma semana. Dismenorreia primária. Também tem sido utilizado no controle de febre, artrose, artrite reumatoide, enxaqueca, cefaleias e síndrome pré-menstrual. 

Posologia:
Dose inicial de 500mg, seguidos de 250mg, a cada 6 horas, por não mais de uma semana. Em dismenorréia primária: posologia igual à utilizada no caso anterior, exceto que a duração da administração não deve passar de dois ou três dias. 

Superdosagem:
No caso de superdose recomenda-se induzir o vômito ou a lavagem gástrica, seguidos da administração de carvão ativado. 

Reações adversas:
Diarreia, náuseas, vômitos, dor abdominal. Com menos frequência, anorexia, pirose, flatulência e constipação. Casos de anemia hemolítica autoimune foram associados com tratamentos prolongados (> 1 ano), assim como um descenso do hematócrito (2% a 5%). Tonturas, sonolência, nervosismo, visão turva, dor de cabeça, insônia. Urticária, erupções, edema facial. Falha renal, inclusive necrose papilar que pode ser irreversível. 

Precauções:
Pode provocar gastrite erosiva, úlcera péptica, hemorragia digestiva e perfuração gastrintestinal. O tratamento crônico pode levar à toxicidade renal com redução do fluxo sanguíneo renal. Não deve ser administrado nas últimas etapas da gravidez nem na lactação, para evitar seus efeitos sobre o sistema cardiovascular do feto e do lactente. A segurança e a eficácia do ácido mefenâmico em crianças menores de 14 anos não foram estudadas. 

Contraindicações:
Hipersensibilidade ao ácido mefenâmico ou a outros anti-inflamatórios não-esteroidais. Úlcera gastroduodenal, inflamação crônica do trato gastrintestinal superior ou inferior, insuficiência renal.

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...