Digite aqui o nome do Medicamento

ÁCIDO IBANDRÔNICO (Boniva)


Nomes comerciais: Boniva (Genentech)


Termos de indexação: Ibandronato; Ibandronato Sódico; NSC-722623

Ações terapêuticas: Inibição da reabsorção osteoclástica. 

Propriedades:
O ácido ibandrônico (ou ibandronato) é um derivado bifosfonato de nova geração como o ácido zoledrônico (ou zoledronato) que, mediante competição com a atividade osteoclástica do osso, atua por inibição da excessiva reabsorção de cálcio ósseo. Após sua administração, o ibandronato liga-se com grande afinidade no nível das superfícies ósseas, formando um complexo que impede a ação reabsortiva dos osteoclastos. Este complexo unido tem longa permanência, porém não afeta a mineralização nem a formação óssea. Acredita-se que existiria também um efeito sobre a apoptose dos osteoclastos. O fármaco é administrado por via intravenosa em infusão, sendo eliminado inalterado através da urina. Outros parâmetros farmacocinéticos são: meia-vida: 10 a 16 horas; ligação proteica: 98%; eliminação renal (de 0 a 32 horas): 60%. 


Indicações:
Hipercalcemia induzida por tumores ou neoplasias. 

Posologia:
Antes de iniciar o tratamento é recomendável realizar uma reposição hidroeletrolítica adequada com solução de cloreto de sódio fisiológica (0,8%). A dose deve ser ajustada segundo o nível da calcemia e o tipo de tumor. Na maioria dos casos, com calcemias = 12mg/dl uma dose única de 4 mg é suficiente; em casos com valores = 12 mg/dl a dose eficaz adequada é de 2 mg. A resposta terapêutica é observada a partir do sétimo dia após a administração. Pode-se ponderar sobre a necessidade de uma segunda dose se a resposta for insuficiente ou houver novo incremento da calcemia. A infusão intravenosa com 500 ml de dextrose a 5% ou solução salina fisiológica deverá ser feita durante 2 horas. 

Superdosagem:
Não foram relatados casos de superdose. 

Reações adversas:
As principais reações adversas compreendem artralgias, mialgias, síndrome gripal e calafrios, os quais habitualmente desaparecem espontaneamente após horas ou dias. 

Precauções:
É necessária a realização de controles periódicos dos níveis séricos de cálcio, fósforo e magnésio, assim como do estado funcional renal. A solução concentrada de ibandronato para a preparação da infusão intravenosa não deve entrar em contato com nenhuma solução que contenha cálcio. Em razão da falta de experiência clínica, não deverá ser utilizado em crianças. 

Interações:
Administrar com precaução em pacientes que estejam sob tratamento com aminoglicosídeos (gentamicina, amicacina), visto que ambos os fármacos podem provocar uma hipocalcemia prolongada ou uma hipomagnesemia. 

Contraindicações:
Hipersensibilidade aos derivados bifosfonatos. Insuficiência renal grave (creatinina = 5mg/dl). Gravidez e lactação. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...