Digite aqui o nome do Medicamento

AZELASTINA (Rino-Lastin, Azelast, Rino-Azetin)


Ações terapêuticas.
Anti-histamínico.
Propriedades.
É um moderno anti-histamínico de uso tópico nasal (spray) que age como todos os fármacos (loratadina, terfenadina, astemizol) bloqueando de forma competitiva os receptores histaminérgicos H 1 periféricos sem que sejam detectadas ações neurodepressoras. Além desse efeito antagonista específico foi observado que a azelastina inibe a liberação de mediadores químicos inflamatórios por parte dos mastócitos ou células cebadas. Clinicamente observam-se broncodilatação e melhora dos parâmetros espirométricos em pacientes asmáticos ou com doença pulmonar obstrutiva crônica (EPOC). Sua via de administração pode ser tópica (spray nasal) ou oral; é absorvida de maneira rápida e completa conseguindo-se níveis no plasma durante várias horas. Apresenta uma biotransformação metabólica liberando um metabólito ativo demetilazelastina que contribui para sua atividade terapêutica. Possui uma longa meia-vida plasmática (2 horas) que após doses repetidas pode superar as 35 horas como um fenômeno de acúmulo.A eliminação tanto do princípio ativo quanto do metabólito assinalado é realizada pelas fezes e urina.
Indicações.
Rinite alérgica. Alergia rinossinusal. Asma brônquica. Bronquite alérgica.
Posologia.
Para o tratamento da rinite. Em adultos e crianças maiores de 6 anos: 1-2 mg por via oral cada 12 horas. Por via nasal: spray (0,1%) 140 g em cada fossa nasal, 2 vezes por dia. Como antiasmático: em adultos e crianças maiores de 6 anos, indicam-se 4 mg, duas vezes por dia, via oral. Uma alternativa para asmáticos noturnos é indicar uma dose noturna de 8 mg.
Efeitos secundários.
Foram observados transtornos do sabor, cefaleias, tonturas, sonolência, astenia, secura de mucosas (boca e nariz), aumento de peso, epistaxe, rash cutâneo, secura de pele.
Precauções.
Aconselha-se suspender sua administração 48 horas antes de realizar qualquer estudo de alergia cutânea pois pode diminuir as reações que seriam positivas aos diferentes alérgenos aplicados. Avaliar o benefício para a mãe durante a gravidez em relação ao risco para o feto.
Contraindicações.
Hipersensibilidade ao fármaco. Crianças menores de 6 anos. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...