Digite aqui o nome do Medicamento

ANCINONIDA


Ações terapêuticas.
Corticoide tópico.
Propriedades.
A ancinonida, como os outros corticosteroides, difunde-se através das membranas celulares e forma complexos com receptores citoplasmáticos específicos; esses penetram no núcleo da célula, unem-se ao DNA (cromatina) e estimulam a transcrição do mRNA e a posterior síntese de várias enzimas, que são as responsáveis pelos efeitos dos corticosteroides sistêmicos. Mesmo assim, estes agentes podem suprimir a transcrição do mRNA em algumas células (por exemplo, linfócitos). Diminui ou previne as respostas do tecido aos processos inflamatórios, reduzindo os sintomas da inflamação sem tratar a causa subjacente. Inibe o acúmulo de células inflamatórias, inclusive macrófagos e leucócitos, nas regiões de inflamação. Inibe também a fagocitose, a liberação de enzimas lisossômicas, e a síntese e liberação de diversos mediadores químicos da inflamação. Os mecanismos da ação imunossupressora não são completamente conhecidos, mas podem incluir a supressão ou prevenção das reações imunes mediadas por células (hipersensibilidade retardada) assim como ações mais específicas que afetem a resposta imune.O grau de absorção depende do veículo utilizado para sua fórmula. Sua ligação às proteínas plasmáticas é muito elevada. A maior parte do fármaco é metabolizada principalmente no fígado em metabólitos inativos. Elimina-se por metabolismo, seguido de excreção renal dos seus metabólitos ativos.
Indicações.
Picadas de insetos, queimaduras leves, dermatite por contato, seborréica, dermatose inflamatória leve ou severa, eczema, granuloma anular, líquen plano, lúpus eritematoso discoide, neurodermatite localizada, otite externa alérgica, penfigoide, pênfigo, pitiríase rosa, erupção solar polimorfa, prurido ânus-genital, psoríase, rash das fraldas e xerose em fase inflamatória.
Posologia.
Emprega-se a 0,1%; aconselha-se aplicar uma fina camada na região afetada. Repetir duas ou três vezes por dia, em adultos. A dose pediátrica habitual consiste em uma aplicação por dia.
Reações adversas.
Podem ocorrer reações locais, sensação de calor, prurido, irritação, secura, foliculite, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite perioral, dermatite alérgica por contato, maceração da pele, infecção secundária, atrofia cutânea e estrias.
Precauções.
A absorção sistêmica dos corticoides tópicos pode causar, em alguns pacientes, supressão reversível do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, manifestações da síndrome de Cushing, hiperglicemia e glicosúria. A aplicação prolongada, em amplas áreas, e as faixas oclusivas favorecem o incremento da sua absorção sistêmica. Recomenda-se não aplicar em crianças menores de dois anos. O tratamento crônico em crianças pode interferir com o crescimento e o desenvolvimento. O uso durante a gravidez deve ser realizado por curto período de tempo e em pequenas regiões da pele.
Contraindicações.
Micose sistêmica, hipersensibilidade aos componentes. Para todas as indicações, deve-se avaliar a relação risco-benefício em presença de AIDS, cardiopatia, insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão, diabetes mellitus, glaucoma de ângulo aberto, disfunção hepática, miastenia gravis, hipertireoidismo, osteoporose, lúpus eritematoso, TBC ativa, disfunção renal grave. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...