Digite aqui o nome do Medicamento

AMOXICILINA + SULBACTAM


Ações terapêuticas.
Antibiótico -lactêmico associado a um inibidor de -lactamases.
Propriedades.
O sulbactam é um agente inibidor das -lactamases cuja associação com diferentes antibióticos -lactâmicos (ampicilina, amoxicilina cefoperazona) permite o tratamento de infecções causadas por diferentes microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos produtores da enzima hidrolítica e inativadora das aminopenicilinas. Tanto o sulbactam como o ácido clavulânico são inibidores suicidas, que se ligam às penicilinases ou -lactamases e as inativam, permitindo assim a recuperação da sensibilidade destas penicilinas de amplo espectro. Esta associação permite combater eficazmente diferentes tipos de bactérias Gram-positivas ou Gram-negativas, produtoras ou não de -lactamases. A amoxicilina apresenta excelente absorção no trato digestivo (75% a 90%) e não é afetada pela presença de alimentos; possui baixo índice de ligação com proteínas plasmáticas (20%), é metabolizada no fígado e eliminada em cerca de 50% a 70% na forma inalterada por via renal.O sulbactam tem boa biodisponibilidade por via parenteral; apesar de não ser absorvido completamente por via gastrintestinal, seu perfil farmacocinético é similar ao da amoxicilina, e é eliminado por via urinária (75% a 80%). A administração de amoxicilina + sulbactam apresenta boa biodisponibilidade e proporciona concentrações plasmáticas tais que cobrem a maioria dos patógenos mais frequentes.
Indicações.
Infecções em várias localizações (respiratórias, geniturinárias, pele e tecidos moles, gastrintestinais, cirúrgicas, obstétricas) causadas por microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos.
Posologia.
50 mg/kg a 100 mg/kg da associação por dia, divididos em 2 a 3 tomadas (cada 8 horas a 12 horas), ou seja: 25 mg/kg a 50 mg/kg por dia de amoxicilina e 25 mg/kg a 50 mg/kg por dia de sulbactam.
Superdosagem.
A amoxicilina e o sulbactam podem ser removidos por hemodiálise.
Reações adversas.
Foram registradas algumas alterações digestivas (diarreia, vômitos, náuseas, dispepsia), alérgicas (urticária, erupções cutâneas maculopapulosas), hematológicas (eosinofilia, neutropenia).
Precauções.
Deve-se ter especial precaução em pacientes alérgicos ou com antecendentes de hipersensibilidade aos antibióticos -lactâmicos. Em presença de insuficiência renal severa a dose deve ser reduzida.
Contraindicações.
Hipersensibilidade às penicilinas ou cefalosporinas. Mononucleose infecciosa (pela possibilidade de rash cutâneao). Antecendentes de enterite ou colite associadas a uso de antibióticos. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...