Digite aqui o nome do Medicamento

AMÔNIO, MOLIBDATO


Ações terapêuticas.
Oligonutriente.
Propriedades.
O molibdato de amônio fornece molibdeno, um mineral que faz parte das várias enzimas humanas, entre elas a xantinoxidase, a sulfitoxidase e a aldeidoxidase. A primeira participa na conversão de xantina e hipoxantina em ácido úrico; a sulfitoxidase converte o sulfito em sulfato e a última catalisa a conversão de aldeídos tóxicos em ácidos orgânicos inócuos. Administra-se em presença de deficiências de molibdeno, que costumam ocorrer em pacientes submetidos à nutrição parenteral total (NPT) por tempo prolongado. O fármaco é adicionado à solução de nutrientes.
Indicações.
Como suplemento das soluções de NPT para a prevenção e tratamento da deficiência de molibdeno.
Posologia.
Uma solução estéril que contém 46 g de molibdato de amônio tetraidratado por mililitro, equivalente a 25 g de molibdeno por mililitro, adiciona-se às soluções de NPT em adultos em quantidade suficiente para fornecer 20 a 120 g de molibdeno por dia. Em crianças a dose deve ser calculada por extrapolação.
Superdosagem.
Podem aparecer sintomas de gota, com hiperuricemia e elevados níveis de xantinoxidase.
Reações adversas.
Não ocorrem nas doses terapêuticas.
Precauções.
Quantidades excessivas de molibdeno podem provocar deficiência de cobre. A solução de molibdato de amônio é hipotônica. A excreção de molibdeno é biliar e urinária; na presença de insuficiência hepática ou renal pode ser necessário um ajuste da dose. Os perfis metabólicos de purinas e enxofre devem ser observados nos pacientes que recebem molibdeno. Por não existirem provas conclusivas, recomenda-se não utilizar em gestantes ou durante a lactação, a menos que o benefício para a mãe supere o risco potencial para o feto. Devido ao risco de flebite, deve ser administrado em forma diluída.
Contraindicações.
Não administrar em pacientes com insuficiência de cobre, a menos que esse íon seja administrado concomitantemente. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...