Digite aqui o nome do Medicamento

ÁCIDO AMINOCAPRÓICO (Ipsilon)

Referência: Ipsilon (Nikkho)

Ações terapêuticas: Anti-hemorrágico.

Propriedades:
O ácido aminocaproico controla as hemorragias por inibição competitiva das substâncias que ativam o plasminogênio e, em menor grau, por inibição não-competitiva da atividade da plasmina (fibrinolisina). É absorvido rapidamente após a administração oral e não parece unir-se às proteínas plasmáticas. A concentração máxima ocorre 2 horas depois da administração de dose única oral. A concentração plasmática terapêutica para inibição da hiperfibrinólise sistêmica é de 130 g/ml. É eliminado rapidamente por via renal e a maior parte sem metabolizar.

Indicações:
Hemorragias devidas a hiperfibrinólise ou a fibrinólise urinária.

Posologia:
Quando utilizado após cirurgia de próstata foi demonstrado que as doses menores do que 6 g nas primeiras 24 horas são eficazes para reduzir a perda de sangue, já que o ácido aminocaproico concentra-se na urina. Dose para adultos com síndrome hemorrágica aguda: 5 g na primeira hora, seguidas de 1 a 1,25 g por hora, durante 8 horas ou até ser obtida a resposta desejada. Dose máxima: até 30 g cada 24 horas. Doses pediátricas: 100 mg/kg ou 3 mg/m 2 na primeira hora, seguida de 33 mg/kg ou 1 mg/m 2 a cada hora, sem ultrapassar as 18 mg/m 2 em 24 horas. Ampolas: por infusão IV, 4 a 5 g administradas durante 1 hora, seguidas de uma infusão contínua a uma velocidade de 1 g/hora durante 8 horas ou até obter a resposta desejada. Hemorragia subaracnóidea: de 1 a 1,5 g/hora, administradas, de preferência, por infusão IV contínua. Dose máxima para adultos: até 30 g cada 24 horas.Doses pediátricas: infusão IV, inicialmente 100 mg/kg ou 3 g/m 2 durante 1 hora, seguida de infusão contínua a um ritmo de 33 mg/kg/24 horas ou 1 g/m 2/24 horas sem ultrapassar 18g/m 2 cada 24 horas.

Reações adversas:
Os pacientes submetidos a esta medicação devem ser controlados para a detecção de sinais de complicações tromboembólicas. Requerem atenção médica, os pacientes que apresentarem dor muscular ou debilidade grave e contínua (miopatia associada com necrose das fibras musculares), bradicardia, cansaço ou debilidade não-habitual, edema, cefaleias, enjoos, erupções cutâneas ou congestão nasal.

Precauções:
Deve ser usado com cautela no segundo e terceiro trimestre da gravidez, pois ainda não foram realizados estudos controlados. O tratamento com ácido aminocaproico dever ser interrompido quando há evidência de que a hemorragia tenha parado ou quando as análises laboratoriais de fibrinólise indicarem que não é mais necessária a medicação. Manipular a agulha com cuidado para evitar o risco de tromboflebite.

Contraindicações:
Coagulação intravascular ativa. A relação risco-benefício deve ser avaliada na presença de hematúrias com origem no trato urinário superior, doença hepática, enfermidade renal, predisposição à trombose, cardiopatia. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...