Digite aqui o nome do Medicamento

AMINEPTINA


Ações terapêuticas.
Antidepressivo.
Propriedades.
Usada na forma de cloridrato, a amineptina é um antidepressivo tricíclico dopaminérgico que inibe a recaptação (reuptake) do neurotransmissor dopamina no SNC. Distingue-se dos antidepressivos tricíclicos imipramínicos pela presença de uma cadeia de aminoácidos inserida em um ciclo mediano. A amineptina é rapidamente absorvida no trato gastrintestinal, com distribuição uniforme por todo o organismo, sendo eliminada principalmente pelos rins, com meia-vida em torno de 8 horas. Seu mecanismo de ação é essencialmente dopaminérgico, atuando sobre a lentificação psicomotora após 3 a 5 dias de tratamento, sobre o humor a partir do 7 dia e sobre as alterações do sono após 3 semanas.
Indicações.
Síndromes depressivas. Depressão reativa, involutiva, neurótica. Episódios depressivos em PMD.
Posologia.
200 mg/dia, subdivididos em 2 tomadas de 100 mg pela manhã e 100 mg e ao meio-dia.
Reações adversas.
Irritabilidade, ansiedade, palpitações, insônia (principalmente após tomada vespertina). Mais raramente, observam-se queda da pressão arterial dentro dos limites fisiológicos, gastralgias, náuseas e vertigens. Foram observadas reações imunoalérgicas de tradução clínica (mialgias, febre inexplicada, icterícia, dores abdominais) ou laboratorial (aumento de transaminases ou fosfatase alcalina) reversíveis com a suspensão do tratamento. Com posologias muito superiores às doses habituais foram relatados casos de acne.
Precauções.
Não administrar simultaneamente com IMAO. Evitar tomada vespertina pelo risco de induzir insônia. Evitar doses superiores a 200 mg/dia, pelo maior risco de efeitos colaterais, sem maior eficácia antidepressiva. Em caso de icterícia, dor abdominal, mialgias, febre inexplicada, anorexia ou náuseas persistentes, é aconselhável a dosagem de enzimas hepáticas. No casos de se encontrarem elevadas, suspender o medicamento e não expor posteriormente o paciente novamente à amineptina, pois trata-se de reação imunoalérgica. Desaconselha-se o uso durante a gravidez e o aleitamento, pela ausência de experiência clínica nessas condições.
Contraindicações.
Coreia de Huntington, insuficiência hepática, antecedentes de hepatite por amineptina. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...