Digite aqui o nome do Medicamento

AMICACINA (Novamin, Amicalin, Amicilon, Klebicil)


Ações terapêuticas.
Antibiótico aminoglicosídeo.
Propriedades.
A amicacina é um antibiótico bactericida do grupo dos aminoglicosídeos, que atua fundamentalmente sobre as bactérias Gram-negativas. Para chegar ao sítio de ação, a amicacina atravessa: 1) a membrana externa das bactérias ao difundir-se por poros formados por proteínas que se denominam porinas e 2) a membrana citoplasmática, para o qual é necessária energia proveniente do transporte de elétrons na membrana. Por último, une-se à subunidade 30 S dos ribossomos para induzir uma leitura errônea do código genérico. Algumas evidências sugerem que os aminoglicosídeos também poderiam inibir os processos de iniciação e elongação da síntese de proteínas. A grande maioria das cepas bacterianas são resistentes aos aminoglicosídeos, sintetizando enzimas (geralmente codificadas por plasmídeos) que catalizam a inativação destas drogas. A amicacina, tal qual outros aminoglicosídeos, é uma molécula grande carregada positivamente, razão pela qual não é absorvida pela mucosa gastrintestinal nem atravessa com facilidade a barreira hematoencefálica.É absorvida com rapidez logo após a administração intramuscular e aproximadamente 91% é excretado sem modificação por via urinária, sempre que a função renal for normal. A meia-vida de eliminação é de 2 horas. Espectro útil da amicacina: bactérias Gram-negativas incluindo Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Proteus indol-positivos e indol-negativos, Providencia sp., Klebsiella, Enterobacter, Serratia sp. e Acinetobacter.
Indicações.
Tratamento a curto prazo de infecções graves por germes suscetíveis nos aparelhos urinário e respiratório, ossos, intra-abdominais, na pele e tecidos moles e septicemia.
Posologia.
Para pacientes com função renal normal a dose usual é de 15 mg/kg/dia, cada 8 a 12 horas por via intramuscular; a duração total do tratamento não deve exceder os 7 a 10 dias. Se não houver melhora clínica 3 a 5 dias após o início do tratamento, deve ser suspenso e administrado outro antibiótico eficiente em face aos germes infectantes. Em caso de insuficiência renal terminal a meia-vida da amicacina pode aumentar até 20 vezes. Portanto, sobre a base dos valores de liberação de creatinina deve-se diminuir a dose ou ampliar o intervalo entre doses. Por via intravenosa é administrada em infusão lenta (30 a 60 minutos) ou em bolus lentamente. Para crianças, a administração por infusão intravenosa deve durar de 1 a 2 horas.
Reações adversas.
Neurotoxicidade, ototoxicidade; os efeitos tóxicos sobre o oitavo par craniano podem ter como resultado perda de audição, do equilíbrio ou de ambos. A amicacina afeta fundamentalmente a função auditiva. O dano coclear inclui surdez para as freqüências altas e, em geral, ocorre antes que se possa detectar clinicamente a perda de audição. Neurotoxicidade: bloqueio neuromuscular, paralisia neuromuscular aguda e apnéia (pós-aplicação parenteral ou instilação tópica). Nefrotoxicidade: foi relatado aumento da creatininemia, albuminúria, leucócitos e eritrócitos na urina, cilindrúria, azotemia e oligúria. As alterações renais são habitualmente reversíveis quando se suspende o tratamento. Outros: em raras ocasiões erupção cutânea, febre por drogas, cefaleia, parestesias, tremor, náuseas e vômitos; eosinofilia, artralgia, anemia e hipotensão. Em caso de dose excessiva a droga pode ser removida por hemodiálise.
Precauções.
Os pacientes em tratamento com aminoglicosídeos por via parenteral devem ser controlados atentamente pelo efeito ototóxico e nefrotóxico destes. Ainda não foi estabelecida a segurança da droga quando é administrada por mais de 14 dias. A neurotoxicidade, manifestada como ototoxicidade auditiva e vestibular permanente bilateral, pode ocorrer em pacientes com dano renal pré-existente e em indivíduos com função renal normal, tratados com altas doses ou por períodos maiores que os aceitos. A surdez de alta frequência é a primeira a aparecer e pode ser detectada por audiometria. A vertigem é uma evidência do dano vestibular. Podem ocorrer tremores e convulsões. O dano coclear pode não manifestar-se durante a terapêutica e aparece logo depois da suspensão do tratamento. A ototoxicidade induzida por aminoglicosídeos é, em geral, irreversível. Os aminoglicosídeos são potencialmente nefrotóxicos. Deverão ser realizados exames periódicos de sedimento urinário assim como audiogramas seriados.A monitoração dos níveis séricos de aminoglicosídeos, e o ajuste da dose de acordo com o resultado, é uma prática terapêutica imprescindível, especialmente quando a função renal é deficiente. Os aminoglicosídeos podem produzir dano fetal e surdez no recém-nascido, já que atravessam a barreira placentária.
Interações.
Diminuição da eficácia dos aminoglicosídeos: se forem misturados em uma mesma solução um aminoglicosídeo e um antibiótico -lactâmico reagem quimicamente e o aminoglicosídeo perde sua eficiência terapêutica. Soma ou potencialização de efeitos adversos  ototoxicidade: são potencializados os efeitos ototóxicos dos aminoglicosídeos com os da vancomicina, da cisplatina e dos diuréticos de alça; nefrotoxicidade: são potencializados mutuamente a nefrotoxicidade dos aminoglicosídeos e da vancomicina, do cisplatino e da anfotericina-B; os diuréticos de alça aumentam a nefrotoxicidade dos aminoglicosídeos; a potencialidade nefrotóxica das cefalosporinas manifesta-se quase sempre como potencialização da nefrotoxicidade dos aminoglicosídeos; bloqueio neuromuscular: os aminoglicosídeos potencializam os efeitos dos relaxantes musculares periféricos, tanto dos antagonistas competitivos como os da succinilcolina, embora o efeito seja mais marcante com os primeiros.O anestesista deve saber se o paciente está recebendo aminoglicosídeos com a finalidade de reduzir a dose do curarizante. Com outras drogas, como a clindamicina, se potenciam mutuamente os efeitos bloqueadores musculares dos aminoglicosídeos.
Contraindicações.
Hipersensibilidade aos aminoglicosídeos. Miastenia grave. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...