Digite aqui o nome do Medicamento

ÁCIDO ACEXÂMICO

Sinônimos: Ácido acetamidoexanoico, Ácido acetaminocaproico.

Ações terapêuticas: Cicatrizante.

Propriedades:
O ácido acexâmico é empregado como cicatrizante de lesões devido a sua atividade anti-inflamatória e sobretudo em função de sua ação moderadora da proliferação das fibras colágenas. Atua como um regulador na produção de tecido conjuntivo de reparação (tecido de granulação), embora sem causar qualquer inibição da multiplicação celular. Acompanhando a evolução de uma ferida de difícil cicatrização, podem observar-se, com frequência, proliferação anárquica do tecido conjuntivo formando brotamentos irregulares e exuberantes, que trazem como consequência um retardo da epitelização. A produção exagerada de fibras colágenas acaba por sufocar a multiplicação de fibroblastos, o que produz uma formação fibrosa mais ou menos retrátil que limita os bordos da ferida. É precisamente nestes casos que o ácido acexâmico facilita a cicatrização e reparação de feridas, por ação reguladora dos fenômenos de reação tecidual.

Indicações:
Distúrbios da cicatrização local, particularmente em queimaduras, escaras e feridas, sejam de origem acidental ou como consequência de um traumatismo cirúrgico. De qualquer maneira, trata-se de um auxiliar poderoso do processo de cicatrização, capaz de reduzir em mais da metade o tempo que é consumido nesse processo em numerosas feridas e de melhorar a qualidade da reparação.

Posologia:
O tratamento de conjunto consiste em uma única aplicação tópica diária na parte interna da ferida, protegendo-se suas bordas com uma pasta neutra (a água ou ictiolada). A aplicação deve ser efetuada sobre lesões bem lavadas previamente, de forma a terem sido tomadas todas as medidas cabíveis para eliminar as infecções locais, que normalmente estão superimpostas. A aplicação tópica de ácido acexâmico durante um tempo variável desde alguns dias até muitas semanas repetida em forma diária foi perfeitamente tolerada em todos os casos sem que se apresentassem fenômenos de sensibilidade ou dor. Em muitos destes casos o fármaco teve aparentemente uma ação calmante que, além de seu efeito levemente detergente, permitiu uma limpeza progressiva das lesões mais dolorosas.

Contraindicações:
Hipersensibilidade ao fármaco. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...