Digite aqui o nome do Medicamento

ISOSSORBIDA, DINITRATO


Ações terapêuticas.

Antianginoso, vasodilatador.
Propriedades.
A administração sublingual produz concentrações plasmáticas máximas após 6 minutos, que decrescem com rapidez (meia-vida: 45 minutos aproximadamente). Os metabólitos iniciais principais, o 2-mononitrato e o 5-mononitrato, têm uma meia-vida mais prolongada e considera-se que são responsáveis pela eficácia do dinitrato de isossorbida.
Indicações.
Angina pectoris (ataque agudo: via sublingual; profilaxia: via oral). Insuficiência cardíaca aguda crônica, com ou sem antecedentes de enfarte do miocárdio, como terapêutica coadjuvante.
Posologia.
Angina pectoris - ataque agudo ou, profilaticamente, em situações que provoquem ataques: 5 a 10 mg sublinguais a cada 2 horas, ou conforme requerimento; profilaxia: 40 a 120 mg/dia; em casos especiais: até 240 mg/dia. As doses devem ser individualizadas de acordo com as necessidades do paciente, sua resposta e tolerância. Insuficiência cardíaca congestiva - sublingual: 5 a 10 mg a cada 2 ou 3 horas; dose usual: 10 a 60 mg em 4 ingestões diárias.
Reações adversas.
Cefaleia grave e persistente, vasodilatação cutânea com hiperemia, episódios transitórios de tonturas e debilidade e outros sinais de isquemia cerebral associados com hipotensão postural, erupção, dermatite exfoliativa.
Precauções.
Tolerância à droga ou cruzada com outros nitratos e nitritos. Após a suspensão restabelece-se a sensibilidade original. Em insuficiência cardíaca congestiva pós-enfarte do miocárdio deve ser usado com cuidado, já que foram descritas reações paradoxais com aumento da extensão da isquemia. Gravidez e lactação. A habilidade para dirigir no trânsito ou operar máquinas pode ser alterada.
Interações.
Os anti-hipertensivos (antagonistas dos canais do cálcio, vasodilatadores), antidepressivos tricíclicos ou o álcool podem potencializar a ação hipotensora do dinitrato de isossorbida. Pode potencializar a ergotamina.
Contraindicações.
Hipersensibilidade aos nitratos ou nitritos. Hipotensão arterial. Enfarte do miocárdio com baixa pressão de enchimento do ventrículo esquerdo. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...