Digite aqui o nome do Medicamento

SULFANILAMIDA


Ações terapêuticas.

Antimicrobiano.
Propriedades.
A sulfanilamida é um derivado sulfonamídico (p-aminobenzenosulfonamida) com atividade antimicrobiana sobre o gênero monilias (candidíase vaginal). Seu mecanismo de ação é similar ao das outras sulfonamidas; age como um antimetabólito na síntese do PABA e folatos. A sulfanilamida é aplicada diretamente na vagina, dissolvida em uma solução tamponada (pH 4,3), onde restabelece a acidez vaginal e com isso favorece o desenvolvimento da flora normal da mucosa vaginal.
Indicações.
Vaginite, cervicite, vulvovaginite causada por Candida albicans.
Posologia.
Uma dose de 6 g (em uma forma farmacêutica tópica vaginal), 2 vezes ao dia, durante 30 dias.
Reações adversas.
Raramente produz irritação. O tratamento deve ser suspenso caso se manifestem reações locais ou sistêmicas de toxicidade às sulfonamidas.
Precauções.
Os fármacos do tipo sulfonamida são absorvidos na mucosa vaginal, portanto podem ocorrer reações sistêmicas severas de toxicidade (discrasias sanguíneas, erupções, diurese, hipoglicemia); caso essas reações se manifestem, a administração de sulfanilamida deve ser suspensa. Por não existirem provas conclusivas, recomenda-se não administrar em mulheres grávidas a menos que o benefício para a mãe supere o risco potencial para o feto. O aleitamento deve ser suspenso. A segurança e a eficácia em crianças não foram ainda estabelecidas.
Contraindicações.
Hipersensibilidade à sulfanilamida ou às sulfonamidas. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...