Digite aqui o nome do Medicamento

SULCONAZOL


Ações terapêuticas.

Antimicótico.
Propriedades.
É um moderno agente imidazólico similar a outros (econazol, clotrimazol, bifonazol, cetoconazol) que possui notável atividade antifúngica sobre uma ampla variedade de dermatófitos e leveduras. Seu mecanismo de ação relaciona-se com os grupos esteroidais da membrana celular do fungo, afetando seus processos biometabólicos. Nos diferentes estudos bacteriológicos, este antimicótico imidazólico demostrou amplo espctro antimicrobiano, incluindo diferentes gêneros micóticos (Trichophyton, Epidermophyton, Microsporum, Candida), leveduriformes (Malassezia furfur) e de fungos filamentosos (Aspergillus, Penicillium). Também in vitro foi observada uma atividade bactericida sobre bactérias Gram-positivas (Staphylococcus aureus), Corynebacterium minutissimum e acne. O sulconazol é empregado unicamente por via tópica local sobre a região infectada pela dermatomicose, tanto sobre a pele intacta como ulcerada, sem camada de queratina. A absorção percutânea é de 12% da dose aplicada.Após absorção, sofre extensa biotranformasção metabólica no organismo, sendo eliminado por vias biliar e renal.
Posologia.
Em dermatomicoses leves, aplicar o creme de sulconazol sobre a zona afetada uma vez ao dia com uma massagem suave para obter melhor absorção cutânea. Em dermatoses extensas ou mais severas, recomenda-se aplicar o creme 2 vezes por dia (manhã e noite). Em dermatose pédica (pé-de-atleta), recomenda-se empregar a formulação do sulconazol em pó para povilhar meias e calçados. O tratamento com sulconazol deverá estender-se durante 2 ou 3 semanas para assegurar a erradicação definitiva do fungo e, além disso, para prevenir as recorrências. Caso não se consiga melhora clínica ou cura das lesões após 4 semanas de tratamento, será necessário reconsiderar o diagnóstico clínico (bacteriológico-micológico).
Superdosagem.
Não se registraram fenômenos relacionados com esta eventualidade.
Reações adversas.
Ocorrem em baixa frequência (1% a 3%) e intensidade, tendo sido relatados ardor, prurido, calor, queimação e sensação de agulhada. Não foram relatados efeitos sistêmicos com o uso tópico das diferentes apresentações (pó, creme, spray) do sulconazol.
Precauções.
Deve-se evitar o contato do fármaco com os olhos, dado a possibilidade de irritação e congestão da mucosa ocular. Não está estabelecida sua inocuidade em crianças e durante a gravidez; tampouco foram registradas alterações mutagênicas, carcinogênicas ou embriotóxicas.
Interações.
Não se conhecem fenômenos interativos farmacológicos ou terapêuticos, considerando que o sulconazol é um fármaco de uso exclusivo por via local ou tópica.
Contraindicações.
Hipersensibilidade ou alergia aos derivados imidazólicos ou ao sulconazol. 

Início

Utilize a barra acima para encontrar o Medicamento que procura, digitando o nome do Princípio Ativo (nome genérico), ou pelas páginas acima...